Dança

Benefícios

 

Para as crianças, a música é praticamente um convite instantâneo para dançar; para muitos jovens e adultos, a dança é a escolha acadêmica e torna-se uma profissão ou então é eleita como uma boa atividade de lazer; já para os idosos é uma oportunidade de aliar bem-estar e convívio social. Mas o fato é que a atividade traz benefícios para a saúde de pessoas de todas as faixas etárias. Isso mesmo, corpo e mente saem ganhando quando a dança entra para a rotina.

Há diversas pesquisas científicas que associam as vantagens de movimentar o corpo embalado por um ritmo musical à prevenção de doenças e à melhoria no quadro clínico, quando já há um problema de saúde instalado.

Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Os efeitos positivos não param por aí. Conheça melhor os principais benefícios que a dança pode trazer para sua vida e sua saúde.

 

Estímulo para o cérebro e para a memória

Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio. Decorar coreografias ou a simples sequência de passos e movimentos trabalha a memória. Algumas modalidades, como dança de salão, são indicadas também para melhoria da coordenação motora e para a concentração. Para os idosos, a prática é sugerida para melhorar a função cognitiva.

 

Combate a depressão

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a dança favorece a regeneração das células cerebrais. Além disso, a socialização atrelada a todos os tipos de dança também ajuda a prevenir e combater o transtorno depressivo.

 

Melhora a postura

Postura ereta é praticamente um pré-requisito para qualquer estilo de dança. O fato de se policiar para estar sempre olhando para a frente com o rosto na posição certa, sem deixar o queixo próximo do pescoço (o que hoje é tão comum por causa do uso do celular), é um impulso para manter a coluna na posição correta. Com a prática, a coluna cervical e a região lombar são bastante beneficiadas e com isso as dores ficam de lado. E tem mais: o cuidado nas aulas ou ensaios de dança favorece a consciência corporal e pode ser transferido para o cotidiano. Como consequência, naturalmente a postura melhora.

 

Tonifica os músculos

Os músculos das costas são bastante trabalhados na dança, independente do ritmo escolhido, o que faz com que eles se fortaleçam e as dores fiquem no passado. Mas, não são apenas eles os beneficiados. Em todo movimento da atividade, um ou mais grupos musculares são trabalhados. Balé, zumba e street dance, por exemplo, ajudam a tonificar o corpo todo.

 

Favorece a perda de calorias

Colocar o corpo para se movimentar é uma das formas mais indicadas para combater o sedentarismo e preservar a saúde. Assim como outras atividades – entre elas a ginástica funcional, natação e corrida –, a dança é responsável pela queima de calorias. Há variações entre as modalidades e a frequência. Na dança de salão, por exemplo, são eliminadas em média 300 calorias por hora de movimentação. Já a zumba permite que até mil calorias sejam queimadas em uma hora de aula.

Nossas aulas

 

Em todas as modalidades desenvolvemos criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, postura, autoestima e memória. Além do Ballet Clássico, nossas aulas de dança para adultos são divididas em 3 modalidades: Dança Adulto, SEXagenárias e Dança Sênior. 

 

Dança Adulto - Voltada para mulheres adultas que tiveram pouco ou nenhum contato com dança. O estilo das aulas é fundamentalmente o jazz dance, havendo variações conforme as turmas.

 

SEXagenárias - Voltada para mulheres maiores de 60 anos que tiverem pouco ou nenhum contato com dança.

 

Dança Sênior - Voltada para mulheres maiores de 70 anos ou com alguma restrição de movimentação.

 

* Todas as aulas de dança tem duração de 1 hora e neste momento,  capacidade reduzida para 6 alunas por turma.

 

Horário das Aulas

 

Dança Adulto - Terças e quintas das 19h às 20h

SEXagenárias - Segundas e quartas das 9h às 10h

                           Segundas e quartas das 19h às 20h

                           Sábados das 11h às 12h30

Dança Sênior - Segundas e quartas das 10h30 às 11h30

                           Segundas e quartas das 15h às 16h

 

Investimento 

 

Dança Adulto - R$280,00 / mês

SEXagenárias - R$280,00 / mês

Dança Sênior - R$120,00 / mês 

 

Online (Dança Sênior ou SEXagenárias) - R$100/mês*

* As aulas de dança online são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, em grupos de até 20 alunas.

 

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Mariana Gallindo

 

Atriz, cantora, bailarina, sapateadora e apaixonada por teatro musical. Participou de grandes espetáculos como “Annie”, “Cantando na Chuva”, “Hair”, entre outros. No cinema integrou o elenco de “Saltimbancos Trapalhões O Filme”. Seus principais trabalhos em teatro foram “Pippin” onde interpretou Fastrada e “Chacrinha O Musical”, onde viveu “Elke Maravilha”. Atualmente vive Zade na a novela “Gênesis” da Record TV.

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